Como fazer sapatinho de criança em feltro com perfeição

Como fazer sapatinho de criança em feltro com perfeição
4.7 (93.94%) 33 votes

Fazer sapatinho de criança em feltro é uma bela maneira de criar peças originais para os bebês e ainda ter horas agradáveis com um hobby criativo.

Com a moda do “faça você mesmo” totalmente em alta, todo mundo está dando preferência por fazer suas próprias roupas, acessórios e utensílios para casa.

O artesanato nunca esteve tão em alta como nos tempos atuais e com isso muitas mamães, vovós e titias estão produzindo sapatinhos de bebe em feltro para deixar o pé da criançada na moda.

Apesar do feltro ser um material muito fácil de manusear, é preciso conhecer alguns truques para produzir peças perfeitas e que não deixam a desejar para as das lojas.

Se você gosta de artes manuais, pode ser uma boa ideia começar a criar modelos diferentes de sapatos de bebê, para deixar seus pimpolhos bem calçados e até mesmo para presentear.

5 passos para fazer sapatinho de criança do jeito certo

Caso ainda não tenha trabalhado com feltro, seguem abaixo 5 dicas importantes para começar sua produção e não errar a mão durante a execução das peças.

1 – Feltro

A primeira coisa a fazer é escolher um feltro de qualidade. Com o aumento de artesãs mexendo com esse material surgiram novas marcas no mercado.

Nunca compre feltro pelo preço mais barato, pois isso pode comprometer a qualidade do produto final e ainda causar alergia no pé da criança.

Compre um feltro de qualidade, de marca idônea, pois mesmo que seja mais caro, o custo X benefício no final sempre valerá a pena.

2 – Molde

Para quem está começando é melhor optar primeiro por fazer modelos menos elaborados, com moldes em, no máximo, duas peças.

Risque o molde escolhido em papelão, ou acetato, para ficar mais resistente. Copie todas as marcações do molde original na sua cópia para poder se orientar na hora de montar os sapatinhos de bebê.

Risque os moldes com lápis giz, ou giz de costureira, pois assim apenas com uma batida de mão a marca sairá depois da peça cortada no feltro.

3 – Corte

Compre uma tesoura e deixe-a apenas para cortar o feltro, assim ela não ficará com a lâmina comprometida para recortar.

Faça cortes precisos em cima das linhas do molde. Tome cuidado para não arredondar peças que são quadradas, nem comer pedaços do molde, pois isso comprometerá o resultado final.

Atente para todas as marcações e faça os recortes internos com auxílio de uma tesoura pequena e com a ponta fina.

4 – Costura

Você pode costurar feltro tanto à mão quanto à máquina. Se optar por costura manual, faça pontos sempre do mesmo tamanho e mantenha a mesma distância de um ponto a outro.

Fazendo assim criará simetria na costura, deixando-a com aparência mais agradável e harmoniosa.

Para costura a máquina certifique-se de estar costurando pelo avesso, para depois poder revirar a peça e ficar tudo acertado.

Principalmente em feltros estampados que possuem um dos lados liso, é preciso tomar muito cuidado na montagem para não perder material.

5 – Acabamento

O acabamento em sapatinho de criança de feltro deve ser feito pensando no conforto da criança ao colocar o sapato no pé.

Não deixe costuras emboladas na parte interna, não coloque elementos decorativos em contato com a pele da criança e evite ao máximo deixar linhas sobrando sem aparar.

Escolha bem os produtos que servirão de decoração, e sempre opte por costurar ao invés de colar.

Peças coladas podem se soltar mais facilmente e irem parar na boca da criança, colocando sua saúde em risco.

Seguindo essas regrinhas de produção simples, conseguirá fazer lindos sapatinhos de bebe e crianças para deixar a garotada na moda.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.